Boxing Music

Sep 15, 2009

Il Grande Sogno

Ontem fui ver cinema italiano: "Il grande sogno" que teve a sua estreia agora no Festival de Veneza. O filme conta com alguns actores entre os quais Luca Argento (o jovem à esquerda na foto superior) e relata os acontecimentos que sucederam numa Universidade de Roma, nas revoluções estudantis de 68.

Aqui uma cena de discurso fantástica. humm não me lembro bem do que estava a dizer...algo como "ensino para todos", "tudo contra o sistema" e tal, qualquer coisa do género, mas era mesmo excelente.


O filme é engraçado, agradável: tem malta jovem, universidades, álcool, drogas, calhaus, faixas, cocktails molotovs - the works.
As cenas são pouco fluídas, achei que tinha muitas quebras, muitos saltos temporais e locais. Não se percebia bem porque é que de repente estavam todos naquele sitio, e já agora, onde estavam?
O desenvolvimento do suposto triângulo amoroso é trapalhão, e faz com que a parte histórico-política se perca também, o que é pena.
No entanto as cenas dos conflitos estão bem feitas -com destaque para os flashes de planos vistos do alto (adoro planos vistos do alto)- e a banda sonora encaixa na perfeição.



"Atencion" - ali à direita.



O realizador Michele Placido é originário da Puglia, no centro-sul da Itália, e foi polícia antes de se tornar actor, tal como o personagem Nicola.
Contei minha história. E as histórias dos outros personagens são igualmente verdadeiras. Este filme é uma espécie de meu diário diz ele.


O que pode explicar muita coisa, como por exemplo o facto de Laura - uma das personagens centrais do filme - trair o namorado (sim, ali o fofo da esquerda -de notar a fantástica referência política que tão bem se adequa à personagem), repito: trair esse jovem, ou seja meter-lhe os palitos, friso: cagar-d'alto, insisto com o calão "encornar") com a personagem em cuja o realizador se auto-retrata.

Ya. Pois está claro.





No comments: