Boxing Music

Apr 25, 2007

Noite Jazz

O jazz é certamente uma das músicas mais abertas, que se adaptou ao longo dos tempos, às diferentes estruturas culturais, mantendo-se sempre no auge da criatividade e da inovação. Misturando-se ao longo dos anos com as mais variadas técnicas musicais, o jazz mantem-se sempre no topo, tanto pela sua qualidade melódica, como pela rítmica e técnica.
Prefácio do Onda Jazz Bar

Onda Jazz Bar: Num antigo armazém de café encontrei um espaço onde se ouve boa musica. Ontem contou com a presença da Big Band Jazz ( na foto ).

...inspirados na tradição mais recente de grandes orquestras internacionais do Jazz moderno como a Maria Schneider Orchestra (que durante vários anos actuou todas as semanas no extinto Visiones em Nova Iorque) e a incontornável Village Vanguard Orchestra (que continua a poder ser ouvida todas as segundas-feiras no Village Vanguard), a Reunion Big Jazz Band e o OndaJazz assumiram o desafio e oferecem todas as terças-feiras à cidade de Lisboa uma hora de pura energia com os sons contagiantes do melhor repertório para big band. Um corpo de 17 músicos com experiências muito diversas e um espectro de idades invulgarmente alargado, dirigido pela mestria de Claus Nymark, consagrado músico do Jazz português.
Uma Big Band que é já uma instituição do Jazz nacional, num Espaço que em 2 anos se impôs pela singularidade da sua programação, com um público que vai querer vir ver e ouvir durante 1 hora a qualidade musical aliada à alegria e ao entusiasmo de fazer Jazz em orquestra.

Não é o meu tipo de Jazz preferido: muita gente a tocar e a meu ver demasiados elementos de sopro ( dos 16, 12 tocavam trompete ou saxofone enquanto os restantes 4 eram os clássicos: guitarra, piano, bateria e contrabaixo), mas valeu a pena. Valeu tanto a pena que fiquei sentada na mesma cadeira até as 3h da manhã, muito depois do concerto já ter acabado.

Esta sexta também promete: Ficções - ...Se a música traduz vivências, esta tem um sabor mediterrânico feito de mestiça­gens — ecos ibéricos, africanos, árabo-andaluzes e um olhar atlântico povoam este “folclore imaginário”.

No comments: