Boxing Music

Feb 19, 2007

Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, em vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval".

Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava à sua maneira, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza serão os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro inspiravam-se no Carnaval francês para implantar as suas novas festas carnavalescas.
Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos...


Ora se eu não estou em Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres ou Sines, tenho MESMO de me mascarar ? Mantenho-me popular e fiel à tradição de Lisboa em que vou de peruca para o Bairro Alto, ou posso ir simplesmente jantar à paisana ?

1 comment:

MAC said...

Eu, se fosse a ti, ia de quadro. No fundo, no fundo, só te falta a "moldura".