Boxing Music

Feb 8, 2007

Ingenuidades


Das pirâmides do Egipto e Linhas Nazca à construção da barragem Três Gargantas, a mostra Ingenuidades – Fotografia e Engenharia 1846-2006 reúne obras-primas fotográficas que captam a vida e evolução das engenharias, de 1846 a 2006. A exposição é uma homenagem à liberdade e génio criativo dos cientistas e engenheiros, diz o curador Jorge Calado, professor de Química-Física do Instituto Superior Técnico.

Pela objectiva dos 160 artistas representados, de cerca de 30 nacionalidades, passaram as grandes obras de engenharia passadas e recentes, na sua dialéctica com as forças da natureza. São mais de 340 imagens, organizadas segundo os quatro elementos (Terra, Água, Ar e Fogo) e distribuídas em sete secções, que percorrem o mundo e as maravilhas da engenharia, o seu nascimento, evolução e morte. Em paralelo, revê-se a história da própria fotografia, nas suas práticas, técnicas e usos.

INGenuidades é um trabalho de âmbito internacional, juntando obras de coleccionadores privados, galerias e museus, de Sydney a Berlim passando por São Francisco e Reiqjavique. Integra também peças de fotógrafos portugueses como António Júlio Duarte, José Manuel Rodrigues, Paulo Catrica e Paulo Nozolino.

Exposição Ingenuidades - Fotografia e Engenharia
De 09/02/2007 a 29/04/2007 - das 10h às 18h00
na Galeria de Exposições Temporárias da Fund. Calouste Gulbenkian

No comments: