Boxing Music

Jun 4, 2007

Trienal #2

Bem resumidinhos aqui os dois restantes dias.
Elizabeth Diller
que apresentou o projecto da High Line em NYC. A ver.
Muito à frente...As maluqueiras que estes mexicanos inventam...
Bjarke Ingels
O mais novo dos oradores da Trienal, a.k.a "jovem iniciativa" com uma das melhores apresentações ( pelo menos para mim ).

No âmbito do tema Cidades Instantâneas / Centros Instantêneos desiludiu. Em vez de falar sobre a rapidez de crescimento das cidades orientais como eu esperava, acabou por mostrar projectos seus que foram construidos rapidamente com a ajuda de estruturas instantâneas, e novos materiais e técnicas de construção.
Enfim, pelo menos boas fotografias não faltaram.

Jan Kaplicky fechou a série de conferências que duraram estes três dias. E que fecho. Começou por dar os parabéns a Portugal pela quantidade exorbitante de moinhos eólicos que observou do avião, e iniciou a sua apresentação. Passados 2 minutos carregou num botão sem querer que lhe fez adiantar um slide e ameaçou que se ia embora. À segunda passados outros dois minutos saiu do palco. Regressou e passou os 40 min seguintes ora a refilar, ora a ameaçar que se algo voltasse a acontecer se ia embora, ou a refilar com os flashes, ora a "respirar fundo" para se acalmar. E ah! Ainda rejeitou uma chamada quando o seu próprio telefone começou a tocar. Enfim, apresentou todo o portfolio da sua vida inteira profissional, saiu e não voltou para o debate.
Dos 27 arquitectos oradores, arrisco dizer que só aí uns 6 se mantiveram fieis aos temas propostos, os restantes limitavam-se a mostrar projectos que decorreram no respectivo atelier, é pena.
No entanto o resultado foi positivo, gostei muito. Foram três dias que abriram a cabeça, e ofereceram uma vontade enorme de ir para casa desenhar.

Com licença agora, que tenho aqui um aldeamento no Algarve para fazer.
PS - Ausentes estiveram Zaha Hadid e Felix Claus.

No comments: